Por Leal Rodrigues

Actualmente a maioria dos atletas envolvidos na realização deste projecto são atiradores com mais de 5 Anos de experiência, tendo começado pela mão dos MAC Coruche. Desde cedo que nos apercebemos que queríamos mais e com maior regularidade. Posto isto, e como os nossos antecessores tinham o projecto congelado há alguns anos, decidimos meter mão à obra com o objectivo de podermos proporcionar este desporto a cada vez mais atletas, que de uma ou de outra forma nos foram perguntando se era viável.

Em conjunto com o Clube BOA, demos início a uma série de provas que foram todas feitas por convite com vista a cimentar as bases para podermos lançar o Campeonato de Action Air. Volvidos os primeiros desafios, agendamos o calendário e aqui estamos nós, neste momento, com o apoio dos nossos patrocinadores sobejamente conhecidos de todos os praticantes.

E qual é a História do Action Air?

O Action Air foi criado em 2008, e o primeiro livro de regras aprovadas veio em 2009. Desde então este desporto vem sendo praticado no  Canadá, Reino Unido, Polónia, França eAlemanha, entre outros países.

O que é o Action Air?

O Action Air é a disciplina de tiro recreativo com Pistola praticado com recurso a RAFPR – Reproduções de Armas de Fogo para Práticas Recreativas – em Portugal. Os Atletas praticantes de Action Air tem conjugar a precisão, energia e velocidade numa combinação vencedora.

O valor de uma competição de Action Air é determinado pela qualidade do desafio apresentado no projeto de pista. As pistas de tiro devem ser projetadas com a finalidade de testar a habilidade de tiro do Atleta de Action Air.

Com múltiplos alvos (cartão e metálicos) móveis, fixos, reativos, de penalidade, parcialmente cobertos por obstáculos fixos ou em movimento, estes são dispostos numa pista previamente projetada em conformidade com as regras reconhecidas internacionalmente, preferencialmente em recinto fechado e adaptado para que a prova seja feita em total segurança.

As estratégias competitivas, entre outras técnicas, fazem todos parte das regras do jogo para manter os Atletas e os espectadores envolvidos. O Action Air é praticado com precisão, potência e velocidade, sendo que o resultado final é determinado pelo “Hit factor”, ou seja, divide-se a pontuação total obtida nos alvos pelo tempo gasto para realizar o desafio, ditando dessa forma o vencedor, e fomentando uma competição saudável.

Qual é a situação atual do Action Air?

Com a aceitação de quatro APD, e o apoio de várias entidades, tais como o Clube desportivo da Loja Nova,  a Câmara e Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, que nos acolheram de braços abertos, tivemos logo de seguida o mesmo apoio do Clube desportivo de A-do-Barriga,  Câmara e Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos, bem como na última prova o Fantástico envolvimento do Grupo Desportivo das Cardosas, Juntas de Freguesia, e mais uma vez com o envolvimento da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

E o futuro?

Daremos continuidade à série de provas que está a decorrer, e veremos o que o futuro nos reserva. Vamos continuar a divulgar a modalidade de forma a que a mesma tenha mais atiradores, e que possa ser alavancada. Gostávamos que no futuro todos tivessem mais apoios e sucessos do que aqueles que até ao momento nos foram concedidos, fruto de muito trabalho e dedicação da equipa organizadora, das entidades que nos tem apoiado e, claro, dos Atletas.

Próxima prova:

Link para inscrições: https://actionairpt.wixsite.com/actionair

Anúncios