Por: CATT

Em ano de aniversário recordamos que a história do Clube Airsoft Todo Terreno começa em Julho de 2007, quando um grupo de sensivelmente cinco amigos resolveu juntar-se e formar uma equipa, oficializando-se em Setembro do mesmo ano.

Com uma formação inicial constituída quase na sua totalidade por elementos das forças de segurança PSP/GNR, o CATT, evoluiu no sentido de abrir o grupo à comunidade, e facilmente cresceu para um número acima das 10 unidades de operacionais, que faziam da modalidade o seu hobby.

Nos meandros do Airsoft, os Operacionais do CATT são identificados por um “C”(ex. C01-Boss; C02-Tretas), seguido de um número de entrada na equipa e do nickname que lhes é atribuído quando terminam a fase de integração, e assim que demonstrarem ter capacidades para integrar a equipa.

Atualmente a equipa do CATT conta com 40 elementos registados, mantendo-se ativos enquanto operacionais entre 20 e 25 unidades.

Com o lema HONRA E LEALDADE, o CATT numa primeira fase limitava-se a participar em jogos organizados por outras equipas e grupos, assumindo posteriormente uma iniciativa que o levou a organizar os seus próprios jogos e eventos, como demonstrações à comunidade e Torneios de Tiro Prático indoor.

Sendo o Airsoft uma modalidade em crescimento no nosso país, o CATT, com uma estrutura de base sólida e sempre com ambições de chegar mais além na modalidade, rapidamente começou a contactar clubes e associações com vista à legalização da modalidade, tornando-se assim, em 2009, numa equipa com estatutos próprios e inserida na secção desportiva da Associação de Amigos do Pinhal do General, AAPG onde pertence atualmente.

Se numa fase inicial do novo projeto os jogos do CATT eram organizados em campos cedidos por particulares, nomeadamente “CAVANQUISTÃO” e “AFGANISETUBAL”, ambos na zona de Setúbal, rapidamente criou o seu próprio “teatro de guerra” num espaço/terreno pertencente à Associação de Amigos do Pinhal do General, ao qual foi dado o nome de “VALE LONGO”, devido á sua morfologia.

Com a reunião de todas as infraestruturas necessárias (sede e campo de jogo), os operacionais do CATT decidiram utilizar a modalidade para fins humanitários, optando por realizar jogos com vista a apoiar instituições e pessoas com necessidades especiais.

Depois de se legalizar como Clube de Praticantes junto do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e na modalidade de Airsoft, o CATT realizou, para além dos eventos solidários, a trilogia “Vale Longo”, com jogos de nível nacional que envolveram várias centenas de praticantes, lojas e entidades dos mais diversos pontos dos país.

Ao longo dos anos, os vários eventos realizados no conselho  do Seixal foram de tal ordem que chamaram a atenção da edilidade local, que nos convidou, em 2011, para participar pela primeira vez no maior evento desportivo do concelho: as SEIXALÍADAS.

Nos eventos oficiais realizados até há data, o CATT contou com a presença de cerca de 400 praticantes durante a trilogia “V.L.” nos jogos “Vale Longo”, “Vale longo II O REGRESSO” e “Vale Longo III, O CONFRONTO FINAL” que, em conjunto com a organização e restante staff, envolveram, cerca de 500 pessoas e várias viaturas de apoio.

Foram ainda organizados outros eventos pelo CATT, durante os vários anos da nossa curta existência, e sempre no vertente humanitário e solidária de nível nacional, mostrando assim aos mais cépticos que o Airsoft afinal não é só “um grupo de malucos, que se junta ao fim de semana para andar aos tiros uns com os outros”.

Assim, já foram organizados, entre demonstrações da modalidade, na 27ª Seixalíada em 2010 até á atualidade, cerca de vinte eventos de Airsoft, sendo a maior parte deles no âmbito das Seixalíada, tais como:

  • “Op. VALE LONGO I”
  • “Op.VALE LONGO II-O REGRESSO”
  • “OP.HONORIS CAUSA”
  • EXPOSIÇÃO TEMATICA e “Op.VALE LONGO III-O CONFRONTO FINAL”
  • “Op.RODRIGO”
  • “AMNESIA”
  • “A MARCAÇÃO”
  • “3º TURNO”
  • “A QUINTA COLUNA”
  • “MOSKIT”
  • “BRIDGE-A PONTE”


Tal como organizou eventos, o CATT também participou em vários jogos e em diferentes pontos do território nacional, nomeadamente na zona do Alentejo, centro do país (Aveiro), Algarve e outros realizados na margem sul do Tejo.

Em 2013, depois de ter conseguido um acesso a um edifício localizado em Setúbal, através de um contrato com a empresa proprietária do mesmo, o CATT iniciou uma vertente da modalidade conhecida por CQB/CQC, que se direciona para a guerrilha urbana, nascendo assim um espaço batizado e conhecido nos meandros do Airsoft por “ALCATTRAZ”.

Também aqui foi explorada a vertente solidária de uma modalidade que conta atualmente com cerca de 10 mil praticantes em Portugal, inscritos em varias Associações Promotoras de Desporto, vulgo APD.

Na vertente do CQB, o CATT já organizou em ALCATTRAZ diversos jogos solidários, nomeadamente:

  • “OP.FENIX”
  • “JE SUIS BOMBEIRO”
  • “O ENIGMA”
  • “GAMEBOX”
  • “ESCONDIDO”
  • “INFECTED”
  • “O MITO”
  • “A BUSCA”
  • “HELLOinALCATRAZ”, entre outros.

 

Numa era onde a tecnologia e as redes sociais são um forte meio de comunicação e divulgação da modalidade, o CATT tem ao dispôr dos interessados em algumas redes sociais os seus contactos, nomeadamente:

https://www.facebook.com/ClubeAirsoft/

https://www.facebook.com/alcattrazcqb/

https://twitter.com/CATTAAPG

www.catt.forumeiros.com,

www.youtube.com/channel/UC84FH6MKpPxrm-9A5Gj4qjw

Tempo ainda para fazer menção ao jogo de aniversário dos CATT, a realizar nos próximos dias 23 e 24 de setembro. Mais informação aqui.

Anúncios