Por GOFE e Telmo Fonseca

Gostas de ação? Queres testar os teus limites? Tens uma equipa que alinha contigo?

Chegou a operação que estavas à espera! O evento que junta o melhor de dois mundos: o combate constante e uma história desenhada para te envolver.

O Combat Mission é um evento MilSim, que envolve o participante numa historia e que proporciona múltiplos momentos de combate entre equipas. Entre missões anfíbias a realizar, infiltrações de rappel, escoltas e emboscadas em veículos todo o terreno, role-play, e até mesmo um helicóptero, tudo é possível naquele que se assume como “o melhor evento MilSim em Portugal”.

O evento vai desenrolar-se em Messines, no Algarve, entre os dias 23 a 25 de junho, e conta com uma lista impressionante de apoios, entre os quais:

  • Câmara Municipal de Silves
  • Junta de Freguesia de Messines
  • Associação Recreativa e Cultural da Amorosa
  • Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines
  • União Desportiva Messinense
  • Socialgar Seguros
  • ANA-APD
  • Loja Combate Virtual
  • Loja Bunker
  • Dragon Studios
  • Kit D’ideias

Contam também com o patrocínio oficial da entidade bancária CAIXA AGRÍCOLA, patrocínio esse inédito em Portugal, o que prova a maturidade e credibilidade deste evento MilSim.

Toda a informação do evento pode ser consultada aqui, e nós ouvimos dizer que ainda existiam algumas vagas, devido a desistências anunciadas. Aceitas o desafio?

Enredo

O local é MESSINEX, ocupado por REBELDES étnicos que se revoltaram contra o sistema governamental, por não seguir as suas ideologias. Prontamente decidiram tomar pela força a democracia jovem e frágil do País. Estas forças, chefiadas pelos seus lideres tribais, espalham o terror na população civil, causando morte e destruição à sua passagem.

Sempre em busca de mais aliados e obrigando novos recrutas, na sua maioria crianças, a ocupar o lugar daqueles caídos em combate, o seu número não para de aumentar.

Os habitantes neutros, alheios a toda esta confusão, decidem retaliar, e formam as MILICIAS: mal equipados e em desvantagem numérica, apoiam-se no conhecimento das suas terras como a sua maior arma. Não confiam em ninguém, sentem-se enganados, oprimidos por um sistema agora ditador e só querem viver em paz nas suas terras.

O pânico é abismal e a sensação de insegurança vive-se por todo o MESSINEX.

A ONU é chamada ao local. Um grupo de OBSERVADORES avalia a situação em MESSINEX a fim de por termo a toda a violência gerada por estes grupos étnicos rebeldes. A situação é alarmante e as OPERAÇÕES ESPECIAIS ONU são convocadas.

Conseguirás impor a paz?

Tipo de Missões

Isto é o “COMBAT MISSION”.  Como o próprio nome indica irão efetuar múltiplas missões, onde o combate é CERTO E GARANTIDO, tais como: Assalto, Emboscada, escoltas e Defesa de pontos sensíveis.

 ASSALTO

O ASSALTO é o tipo de missão que mais garante o confronto. Irão executar missões de ASSALTO a áreas edificadas (CQB). Irão executar missões de ASSALTO a áreas convencionais (MATO). Todos os participantes irão executar missões de Assalto a posições com múltiplos adversários.

Todas estas missões serão acompanhadas por OBSERVADORES ONU, que irão controlar o embate. Todas as decisões dos OBSERVADORES ONU serão para ser acatadas sem restrição.

EMBOSCADA

A EMBOSCADA é o ponto alto do evento. Irão executar missões de EMBOSCADA a colunas de viaturas. Irão efetuar missões de EMBOSCADA a múltiplos adversários.Todas estas missões serão acompanhadas por OBSERVADORES ONU que irão controlar o embate. Todas as decisões dos OBSERVADORES ONU serão para ser acatadas sem restrição.ESCOLTAS

Irão executar missões de ESCOLTA a colunas de viaturas. Deverão adotar todos os procedimentos na ESCOLTA a fim de proteger a “carga”, custe o que custar.

Todas estas missões serão acompanhadas por OBSERVADORES ONU que irão controlar o embate. Todas as decisões dos OBSERVADORES ONU serão para ser acatadas sem restrição.

RECONHECIMENTO

O RECONHECIMENTO é a chave para o sucesso das missões de combate. Se efetuarem um bom reconhecimento, as probabilidades de sucesso na missão, aumentarão consideravelmente.

O RECONHECIMENTO será parte integrante nas missões de ASSALTO e EMBOSCADA, pelo que é decisão dos participantes a execução do mesmo ou não.

DEFESA PONTOS SENSÍVEIS

O ataque é muito importante, mas nunca podemos descorar aquilo que já conquistámos. Serão incumbidos de defender pontos sensíveis como o vosso QGA entre outros locais já controlado por vós. O melhor ataque é, muitas das vezes, a DEFESA, portanto, colocar sentinelas!

Todas estas missões serão acompanhadas por OBSERVADORES ONU que irão controlar o embate. Todas as decisões dos OBSERVADORES ONU serão para ser acatadas sem restrição.

Terreno e clima

Espera-se para este evento céu aberto, temperaturas entre os 25º e 30º e vento na ordem dos 10km/h.

O terreno é composto por vários montes e vales que oscilam entre os 0 e os 250m e duas albufeiras com barragem (Funcho e Arade). A tipologia da água da barragem é doce e imprópria para consumo.

A vegetação é média em 60% do terreno e mais ligeira ao aproximar da água da albufeira. A vegetação estará no expoente máximo em termos de cor, pelo que esperem muito verde, o que ajuda à camuflagem.

A Organização irá fornecer cartas topográficas a cores plastificadas do local da operação para melhor navegação no terreno.

Horários

  • Saída do autocarro: Aeroporto Lisboa – Messines Sexta 23 de junho 19h30 – 22h30
  • CHECK IN: Sexta 23 Junho até máx 22h00
  • FORMATURA INICIAL: Sexta 23Junho 23h00
  • INÍCIO DE OPERAÇÃO: Sexta 23Junho 23h59
  • FIM DE OPERAÇÃO: Domingo 25Junho 13h00
  • INÍCIO ALMOÇO: Domingo 25Junho 14h00
  • FIM ALMOÇO: Domingo 25Junho 15h30
  • FORMATURA FINAL: Domingo 25Junho 15h45
  • Regresso do autocarro: Messines – Aeroporto Lisboa:  Domingo 25 de junho 17h00 – 20h00
Anúncios