Por Telmo Fonseca

A EA traz-nos uma gama de pistolas a um preço verdadeiramente competitivo, provavelmente o melhor que existe no mercado, tendo em conta a qualidade excepcional do equipamento. E a nossa favorita é a KP-05.

img_3121

As Hi-capas são uma espécie de 1911 com esteróides. Não replicando nenhuma arma real, e mesmo partilhando algumas características de semelhança com a mítica Colt, a denominação “Hi-Capa” criada originalmente pela nipónica Tokyo Marui, e provém do facto de o carregador ter mais capacidade, ou seja, “high capacity”, o que providencia não só mais BB disponíveis, mas também um maior armazenamento de gás. O resultado final é um tiro mais estável, e por isso este modelo faz a preferência de muitos atiradores de IPSC. Como desvantagem, o peso adicional e a empunhadura algo desequilibrada são características inerentes a esta arma.

A primeira coisa que salta à vista é a qualidade externa do conjunto.

img_3129

O selo holográfico da Evolution Airsoft indica-nos que cada arma passou individualmente por uma bateria de testes de controlo de qualidade, e os trademarks da KJWorks no corpo são a cereja no topo do bolo. Estas pistolas são o topo de gama da Evolution, não são meras reproduções chinesas, mas isso não se reflete no preço final.

Pressionado o gatilho, a corrediça em metal move-se de forma ruidosa sobre o quadro metálico no seu interior, que por sua vez suporta um rail inferior de 20mm, tudo isto assente sobre o punho em ABS. O efeito de blowback desta arma é excelente. As tampas de punho táticas não amovíveis com trademarks Tanio Koba compõem o resto do conjunto. Os restantes elementos externos a destacar são o gatilho melhorado, as duas patilhas de segurança e as miras estilo Novak, ambas ajustáveis no eixo horizontal.

img_3138

No seu interior, uma pesada guia de mola em metal faz a ligação entre a corrediça e o cano externo em metal cromado. O hop-up é ajustável, e funcionando muito bem, e o nozzle melhorado providencia um tiro muito estável, com um alcance útil que pode chegar aos 30 metros antes de a BB começar a cair, algo de fazer inveja às suas concorrentes.

Com 289 FPS de média, e uma variação de 6 FPS, esta arma é definitivamente uma boa aquisição.

Anúncios