Por Telmo Fonseca

Os T.N.T. foram criados em Abril de 2011, tendo-se registado como Clube de Praticantes, em Fevereiro de 2014. Originários da zona de Sintra, são uma equipa vocacionada para a vertente MilSim, dedicados a missões para pequenas unidades de reconhecimento.

Os T.N.T. tem vindo a crescer ao longo do seu percurso, e contam já com participações em eventos como O.E.X. 2012 (G.O.F.E.), Campeonato de Patrulhas de Longa Distância (APMA) e Hércules V ( Hércules Series), entre muitos outros jogos, embora tendo estes como referência, pela sua exigência e dimensão. Baseiam os seus treinos em missões de infiltração e reconhecimento. Este modelo de jogo obriga-nos a estar constantemente a trabalhar aspectos como orientação, camuflagem e técnicas de progressão, de forma a estarem aptos a qualquer tipo de jogo onde essa missão lhes seja entregue. O habitat preferencial é o mato (em serra ou ambientes arborizados de vegetação densa), embora estando também treinados para observação em terreno urbano.

equipa-circulo-2

Não reencenam ninguém, embora os camuflados sejam o padrão usado por forças Americanas. O fardamento Woodland, botas jungle olive, boonie (ou boina, conforme a missão) fazem o “boneco” principal, embora tenham ainda um fardamento de saída,ou gala, utilizado apenas em eventos especiais ou demonstrações da modalidade, e composto por casaco, camisa, calça, gravata, boina e sapato preto.

Sem preferência por marca, usam maioritariamente armas de modelo M4, pela sua versatilidade, Conforme a missão, usamos colete tático ou suspensório H, onde transportam buttpack, porta carregadores, dois cantis, rádio e bolsa de primeiros socorros. Sem apostar em redundâncias, os T.N.T. têm preferencia pelo material que é realmente útil nas suas missões, como por exemplo, uma tesoura de poda – usada para abrir caminho em mato denso sem fazer demasiado barulho-, binóculos, rádio e um guillie, transportado no seu buttpack.

progressao-4

O melhor momento dos T.N.T. até ao momento foi, sem dúvida, a sua participação no evento organizado pelos G.O.F.E que dá pelo nome de O.E.X., que teve uma duração de 76 horas contínuas, e onde apenas 20 jogadores de um total de 70 inscritos terminaram com sucesso. Os T.N.T. conseguiram ficar nos entre esses 20. Destacam também o Campeonato de Patrulhas de Longa Distância, organizado pela APMA-APD, onde ficaram em 2º lugar entre sete equipas.

O objetivo para o futuro passa por continuar a promover a modalidade e evoluir como equipa. Têm de momento uma parceria com a loja Instinto Militar, onde promovem vários eventos para jogadores e não jogadores da modalidade, com resultados bastante positivos na divulgação do Airsoft nacional, mostrando ser um desporto seguro, responsável e em crescimento.

tozecas-mochila

Já estão registrados como Clube de Praticantes, e o futuro passa por continuar a trabalhar para o crescimento da equipa e do projeto, apostando em formar jogadores capazes, responsáveis, e prontos para eventos de grande dimensão dentro da vertente MilSim. O que desejam acima de tudo seria ter um terreno próprio para treinos, o que até a data tem sido impossível, pela falta de espaços disponíveis para uma prática segura desta modalidade, e com as devidas autorizações pelas entidades competentes.

instantaneo-1

O Clube criou também a unidade de apoio e logística D.E.L.T.A. (Destacamento Especial de Logística e Apoio, que permite dar apoio aos operacionais T.N.T. na preparação para eventos mais exigentes, e formá-los em temas como sobrevivência, comunicações e guerra electrónica. Contam até com uma unidade cinotécnica. Esta unidade representa uma mais valia para todo o grupo.

 

 

Anúncios