Por Project PTW

Com a colaboração da Project PTW, um website britânico dedicado à reparação e customização de PTW, aproveitamos para levantar o véu sobre alguns aspetos na utilização e manutenção desta plataforma. Aqui na 6mm Portugal, somos todos uns tipos porreiros, e não queremos que andes por aí a gastar dinheiro em coisas que não precisas, ou mesmo que são contra-indicadas  para a tua PTW.

Ficam as dicas:

6

1) O aperto do Barrel Nut não é específico

Não é necessária nenhuma ferramenta especial dinamométrica para apertar um Delta Ring ou qualquer outro sistema de fixação de rail. Apenas é preciso ter as ferramentas corretas – Não utilizando, obviamente, os alicates destinados à canalização lá de casa-, e alguma sensibilidade. Uma chave de aperto específica, e um fixador de receivers são bastante recomendados, não devendo ser empregue força excessiva que possa originar rachas ou mesmo a quebra total do corpo da arma.

img_5924

2) Todas as PTW estão repradas para baterias LiPo mal saem da caixa

Os aclamados “Lipo mods”, vendidos por alguns técnicos da praça, não são mais que pequenas alterações na passagem dos cabos entre o motor e o FET, de forma a permitir o alojamento de baterias dentro do buffer tube. Existem já à venda variados FET preparados nesse sentido, e nos modelos mais recentes da própria Systema isso também já vem de origem.

32

3) O aperto do seletor de tiro depende exclusivamente da preferência pessoal

Não é necessário nenhum aperto específico, efetuado exclusivamente por técnicos credenciados. O seletor pode ser afinado pelo utilizador da forma que este bem entender, embora seja recomendável que não se aperte ou solte demasiado a mola que prende o próprio seletor ao corpo da arma.

24

4) Não é necessário nenhum técnico especializado para shimmar o Buffer Tube

Desde que o cilindro não se mova, os receivers fechem-se sem demasiado esforço, e não seja necessário bater na arma para os abrir novamente… está perfeito. O shimming do buffer tube não aumenta os FPS, mas se for excessivo pode originar má alimentação de BB, ou mesmo a quebra de algumas BB dentro da Câmara de hop-up

img_5916

5) Não é necessário dar “palmadas” no Buffer Tube para abrir os receivers

Ao fazê-lo, pura e simplesmente corre-se o risco de partir a arma. Deve-se antes colocar a arma em posição de segurança, remover o pino traseiro na totalidade, segurar na arma em pelo menos três pontos, e abrir controladamente os receivers. Se tal não for possível, deve-se rever o shimming do buffer tube… provavelmente estará excessivamente alto.

25

6) Nenhuma PTW pode ser adaptada para a total estanquicidade

Existem vários sprays e mods disponíveis no mercado, mas regra geral fazem mais mal do que bem. Além de que a própria arma pode apanhar alguma chuva sem problemas, desde que depois se tenha o cuidado de remover a humidade dos circuitos eletrónicos após a utilização.

20

7) Os motores da Systema falham

Mesmo quando são novos, e devido ao elevado stress a que são sujeitos, acabam por falhar. Quem tiver um motor de PTW que, não tendo levado qualquer intervenção, continue a trabalhar bem, pode considerar-se um indivíduo cheio de sorte. Não esquecer ainda que o motor é utilizado como suporte de toda a arma, servindo o punho exclusivamente para o cobrir e conferir algum realismo ao conjunto.

img_5927

8) As PTW equerem pouca lubrificação

Há poucas coisas piores para a vida útil de uma PTW que gordura espalhada por cima dos sensíveis circuitos eletrónicos. Lubrificar a gearbox de uma PTW é algo que deve ser efetuado regularmente, mas por alguém que saiba o que está a fazer.

img_5930

9) A manutenção deve ser regular

O motor, os carregadores, o cano interno e o cilindro são tudo parte integrantes de uma PTW que devem ser verificadas religiosamente e de forma regular. O cano deve ser limpo após todos os jogos, devendo primeiro ser retirado todo o efeito de hop-up, para não o danificar. O cilindro deve ser verificado tão regularmente quanto possível, e os pequenos orifícios da sector gear devem estar sempre desobstruídos de gordura ou sujidade. Pelo menos uma vez por ano, a gearbox e o motor devem ser revistos.

Anúncios