Por Nuno “Stuntman” Tavares

A Task Force 239 começou como um projecto algo pontual em 2009, para unir algumas equipas mais antigas da zona de Coimbra, que se conheciam bem, e formarem um grupo de trabalho maior e mais forte, para irem aos jogos nacionais. Ao longo do tempo o projecto foi evoluindo, ficando mais conhecido e coeso, até que em 2012 resolveram fundir todas as equipas constituintes e transformar finalmente a TF239 numa única equipa, remando todos no mesmo sentido.

DCIM100GOPRO

“Temos trabalhado desde o inicio para estarmos perfeitamente integrados na comunidade nacional e, felizmente, conseguimos já ganhar aos poucos o espaço e o respeito na mesma. Não fazemos, nem temos objectivo de fazer reencenação de nenhumas forças, mas inspiramo-nos nas Forças Especiais Americanas. Temos jogadores já com bastante experiência, a praticar Airsoft desde 2005, vamos ajudado a integrar aqueles com quem nos vamos cruzando. A maioria dos nossos elementos vem da Bairrada, Coimbra, Aveiro e Figueira da Foz.

O nosso conceito e postura no airsoft é simples. Queremos apenas tirar o melhor partido de cada experiência, e divertirmo-nos ao máximo em cada evento. Somos uma equipa mais virada para para a “direct action” e com bastantes traços de Milsim, apesar de não fazemos distinção entre Milsim e Skirmish. Apenas preferimos os jogos mais elaborados e com missões mais complicadas, mas jogamos todo o tipo de Airsoft. Estamos aptos para todo o tipo de jogos e missões, tendo sempre em mente as missões e objectivos de cada jogo. A nível de organização interna da equipa, não temos um comandante, mas sim três responsáveis que fazem a ponte entre cada comando de facção e o resto da equipa, tomando conta das hostes em campo. Optamos também por dar papéis fixos a todos os elementos, no sentido de mecanizar e organizar ainda mais a equipa. O nosso tipo de terreno preferido é o Mout, mas atualmente jogamos mais em mato.

Usamos todos equipamento semelhante, dando preferência por coletes com plataforma Molle, pela sua versatilidade, como os Chest Riggs e Plate Carriers. As nossas armas de eleição são as M4, M16 e M249. A nível de fardamento, usamos principalmente o Tiger Stripes Desert, mas temos outras opções, dependendo do tipo de terreno e jogo, como o Marpat Woodland, AT-Digital e o Coyote.

As nossas melhores experiencias de Airsoft até ao momento foram na Série “Ground Zero” dos MFR, na Série “Hostile Ops” e “Caimão” dos HOT e no “Oscar Mike 2012”. São estes eventos que espelham exactamente o tipo de jogo que mais gostamos. No futuro queremos continuar a seguir o caminho traçado em 2009, evoluir no seio da comunidade, continuar a crescer e a fortalecer o nosso grupo, continuar a ser uma equipa regular e presente nos jogos nacionais, e fazer a nossa parte…”

 

Anúncios