Por Telmo Fonseca

Descrever esta pistola é um pouco como falar de um pugilista: tudo nela impõe respeito. Para quem gosta de algo diferente das Glocks e 1911, a KJW apresenta-nos uma proposta a ter em consideração.

img_2912

A P229 é utilizada por algumas forças policiais norteamericanas como arma compacta e passível de ser ocultada, tendo ainda a vantagem de poder utilizar vários calibres de munição, através de uma simples troca de cano. Na sua versão para Airsoft, prima maioritariamente pelo seu aspeto robusto e possante. Tendo um cano curto e um corpo que enche a mão, esta arma de empunhadura fantástica funciona de forma simples e eficaz. Construída inteiramente em liga metálica, com excepção do punho, tem um blowback forte e uma presença que não deixa ninguém indiferente. É uma daquelas armas que apenas precisa de BB, gas e um utilizador com vontade de “partir a loiça toda”.

O hop-up é regulável, bastante acessível, e funciona relativamente bem, tendo em conta que a gestão de gas não é das melhores, apresentando variações de sensivelmente 15 FPS na potência média medida de 273 FPS. O resultado disto é um tiro que não surpreende, mas também não deixa ninguém ficar mal. Um carregamento de gas possibilita despejar dois carregamentos e meio de BB, e mesmo com uma utilização mais incisiva, a arma não apresentou sinais de congelamento nem encravou nenhuma vez.

img_2934

A arma não tem patilha de segurança, mas sim uma patilha lateral que solta o cão depois de este ser puxado atrás, função que não compreendi bem qual é a utilidade da mesma. A desmontagem é bastante fácil, bastando para isso puxar a corrediça atrás, e libertar uma das patilhas laterais, deixando-a correr para a frente, e sem ficar com nenhuma peça solta.As miras são fixas e não possibilitam nenhuma regulação, algo justificado pelo facto de esta arma não ter sido concebida para tiro de precisão. Na frente da arma está ainda disponível um rail de 20mm para acopolamento de lasers ou lanternas, e ajudando muito ao excelente aspecto geral que esta beleza tem.

Em jeito de conclusão, esta é uma arma de prestações medianas, e cujo principal factor positivo reside na sua estética. É muito fiável, e aguenta um tratamento menos cuidado, estando sempre disponível para despejar PVC para a sua frente. E está disponível na loja Greenstrikes, que gentilmente nos cedeu o modelo da análise.

Anúncios