Por Telmo Fonseca

A equipa GEPA – Grupo Especial de Praticantes de Airsoft – foi formada no início de 2008 com o intuito de constituir um grupo de elementos devidamente equipados, instruídos e motivados com o firme objetivo de cumprir com o máximo empenho todas as missões de Airsoft que lhes forem confiadas. A maior parte dos seus elementos reside na zona da Grande Lisboa.

Atualmente a equipa é constituída por 12 elementos ativos, e que são Pedro “FalcãoLíder” Duarte (1.º Capitão), Filipe “FalcãoDelta” Fonseca (2.º Capitão), Ricardo “FalcãoSierra” Nascimento (2.º Tenente), Telmo “FalcãoBravo” Fonseca (2.º Sargento), André “FalcãoEcho” Pereira (2.º Sargento), Gonçalo “FalcãoKilo” Patraquim (2.º Sargento), Alexandre “FalcãoCharlie” Lamarosa (2.º Sargento), Michael “FalcãoMike” Guerreiro (1.º Cabo), José “FalcãoNovember” Batista (1.º Cabo), Ricardo “FalcãoLima” Neves (1.º Cabo), Luís “FalcãoPapa” Nunes (1.º Cabo), Alexandre “FalcãoYankee” Leiria (2.º Cabo).

O GEPA não se pauta pelo que as outras equipas são, mas por aquilo que pretende ser e contribuir para o Airsoft, adotando modelos de organização interna e de eventos cada vez mais sofisticados. Rótulos à parte, o GEPA gosta de Airsoft como ele é, e em todas as suas vertentes, embora identifique-se com módulos mais complexos, que envolvam cenários que impliquem outras componentes, como navegação, tecnologia, inteligência, espionagem, negociação, enigmas etc.

img_5080

Os dois uniformes oficialmente reconhecidos pela equipa são o Woodland e o Panzer Suit, estando presentemente em estudo a atualização do fardamento. Em relação ao armamento, cada um é livre de optar pelo que se ajustar melhor à sua ergonomia, desde que não limite a sua prestação exclusivamente a uma vertente tática, na medida em que não existem especializações dentro da equipa. Cada Falcão tem de ter preparação e conhecimentos técnicos para todo o tipo e natureza de combates.

Ao longo dos seus seis anos ininterruptos de existência, o GEPA tem concentrado os seus meios na organização de apenas um evento por ano, por regra comemorativo do seu aniversário, início de cada ano. A equipa orgulha-se de ter desenvolvido módulos de jogo cada vez mais inovadores em cada evento que organiza.

Anualmente ocorre um procedimento de admissão de proponentes ao Curso de Formação de Falcões, com vista ao eventual crescimento sustentado da equipa. O GEPA está ainda a reformular o seu modelo de funcionamento, regras internas, sistema de informação e o jogo de aniversário, que irá ter lugar no inicio de janeiro de 2015.

Anúncios