Texto e fotos por Nuno Tavares

A equipa Devgru Airsoft é bastante recente, tendo sido criada em Janeiro de 2013, juntando três jogadores com experiência no Airsoft. O projeto tinha pés para andar, uma vez que todos os jogadores da equipa atual já se conheciam, tendo jogado juntos noutros projetos relacionados com o Airsoft. É uma equipa da zona do Ribatejo, sendo os seus jogadores oriundos de localidades que vão desde o Entroncamento a Tomar e Abrantes.

dsc_2062a

O conceito da equipa centra-se na ideia de desporto/hobbie, onde em todos os jogos se busca o bem-estar físico e mental.

A equipa é composta pelos jogadores Dacosta, Shimodu e Yankee. Shimodu começou a jogar no verão de 2008, sendo membro fundador dos MOCA. No Outono desse mesmo ano, junta-se à equipa o Dacosta. Chegado ao fim desse projeto, os dois formaram os MAG, onde o Yankee se viria a juntar mais tarde. Este último iniciou-se no Airsoft em Outubro de 2009 com os FTT.

Os Devgru Airsoft não reencenam, mas encontram inspiração nos DevGru (Unidade Especial da Marinha dos Estados Unidos, também conhecida como “Seal Team Six”, e que ficaram famosos por conduzirem a operação da qual resultou a morte do mundialmente conhecido terrorista Osama Bin Laden, em 2011). Os portugueses Devgru decidiram adotar quer a designação quer a forma de abordar o jogo.

São principalmente uma equipa com contornos MilSim, de ação direta, com uma apetência para jogos em terrenos de mato, mas também em MOUT (acrónimo para “Military Operations in Urban Terrain”).

boneco-1
Aquando do início da Devgru Airsoft, estes decidiram adotar como fardamento o desert digital (aor1/marpat) pela inspiração na Seal Team 6 e pelo estilo de jogo da equipa (que não necessita de camuflagem).

O equipamento de cada elemento é muito semelhante, tendo preferência por Plate Carriers e capacetes, quer pela funcionalidade como pela proteção. Em termos de réplicas, as plataformas AR-15 (vulgo M4’s) são as escolhidas pela facilidade de uso, inúmeros acessórios disponíveis e manutenção.

A equipa Devgru Airsoft tem projetos para o futuro, que passam por consolidar a equipa com o máximo de participações em jogos de cartaz nacional.

Encontram-se a trabalhar em alguns modelos de jogos para organizar a médio e longo prazo, bem como alguns eventos de Airsoft. Neste sentido, colaboram ainda com outras equipas de Airsoft amigas.

Anúncios